Telefone

(84) 3211-3780 / 3211-3781

Whatsapp

(84) 99163-1918

Endereço:

Av. Antônio Basílio, 3117 - Lagoa Nova - Natal/RN

O que preciso saber sobre a Ortopedia Geral?


Essa é a especialidade médica responsável por acompanhar e analisar alterações, deformidades e patologias no nosso sistema locomotor, que envolve os músculos, ligamentos, ossos e articulações.

Para atuar nesse ramo, a pessoa deve cursar medicina e fazer uma especialização em ortopedia, que dura, em média, de 2 a 3 anos.

O profissional é responsável por diagnosticar e realizar o tratamento de problemas nas estruturas do sistema locomotor em geral, além de acompanhar patologias que comprometem o funcionamento do organismo.

Durante a consulta, os melhores médicos analisam o paciente de forma sistêmica. Ou seja, verifica hábitos comportamentais da pessoa, como alimentação, qualidade do sono, prática de atividades físicas e outras condições. Assim, é possível identificar lesões, traumas ou as causas de dores, chegando até o foco real do problema.

Para auxiliar no diagnóstico, o médico ortopedista também pode solicitar alguns exames e prescrever tratamentos alternativos, prescrever medicamentos e indicar fisioterapia, por exemplo.

Além disso, dependendo da formação do médico ortopedista, ele ainda pode possuir conhecimento e prática para realizar cirurgias e sanar problemas no joelho, coluna, quadril, ombros e deformidades nos pés.

Quando surge uma dor, inchaço ou vermelhidão no corpo, é comum que o paciente espere um tempo antes de procurar por ajuda profissional. Essa prática pode agravar a condição clínica do paciente e ocasionar em tratamentos mais invasivos e onerosos.

É importante saber que não é comum sentir dor na coluna, joelhos, ossos, músculos ou nas articulações. Neste caso, você deve procurar um médico ortopedista.

Confira outros sintomas que podem ser sinais de doenças ortopédicas:
  • Formigamentos;
  • Dores constantes;
  • Cansaço excessivo;
  • Rigidez dos músculos;
  • Queimação nas articulações;
  • Inchaços;
  • Postura inadequada ou deformidade na coluna;
  • Deformidade nos pés ou nos membros;
  • Tamanho desproporcional entre um membro e outro.
Ainda, é essencial procurar por auxílio após sofrer alguma lesão ou trauma ortopédico, depois de ter realizado grande esforço físico ou em casos de sobrecarga no esporte – principalmente, em atletas de fim de semana que podem desenvolver problemas sérios e que exigem atenção.

Pessoas com osteoporose ou tendência a ter a doença, também devem fazer check-up periódicos e ter o acompanhamento de um ortopedista.

Lembre-se: o seu corpo dá sinais que não devem ser negligenciados. Em qualquer sinal de dor, incômodo ou pancada, procure um médico ortopedista.

Médicos Ortopedistas Gerais

Dr. Felipe Wagner

Ortopedia e Traumatologia
CRM-RN 6937
Sala no 1º Andar - Térreo
Mais Informações

Dr. Ivan Lucena

Ortopedia Geral e Pediátrico Traumatologia e Cirurgia do Pé
CRM-RN 1909
Sala no 1° Piso - Térreo
Mais Informações

Escolha uma das Opções para Marcar a sua Consulta:

Marque sua Consulta Online Aqui!

Dr. Flávio Rodrigues

Ortopedia e Traumatologia
CRM-RN 664
Sala no 1° Piso - Térreo
Mais Informações

Dr. Mozar Dias

Ortopedia e Traumatologia
CRM-RN 1264
Sala no 1° Piso - Térreo
Mais Informações

Dr. Tiago Ferreira

Ortopedia Geral e Pediátrico Traumatologia
CRM-RN
Sala 1° piso - Térreo
Mais Informações