Telefone

(84) 3211-3780 / 3211-3781

Whatsapp

(84) 99163-1918

Endereço:

Av. Antônio Basílio, 3117 - Lagoa Nova - Natal/RN

Médicos Especialistas em Joelho

Dr. Carlos Augusto

Ortopedia e Traumatologia - Cirurgia de Joelho
CRM-RN
Sala no 1° Andar - Térreo
Mais Informações

Dr. Marcus Vinicius

Ortopedia e Traumatologia - Cirurgia de Joelho
CRM-RN
Sala no 1° Piso - Térreo
Mais Informações

Dr. João Ladislau

Ortopedia e Traumatologia - Cirurgia de Joelho
CRM-RN 3337
Sala no 1° Piso - Térreo
Mais Informações

Dr. Tiago Almeida

Ortopedia e Traumatologia - Cirurgia de Joelho
CRM-RN 5857
Sala no 1° Piso - Térreo
Mais Informações

Escolha uma das Opções para Marcar a sua Consulta:

Marque sua Consulta Online Aqui!

Dor no Joelho

dor no joelho atinge todas as faixas etárias e é um assunto muito amplo, pois envolve diversas causas e diferentes patologias. O joelho é a articulação mais instável do membro inferior porque lesiona facilmente. A estabilidade depende do bom funcionamento de várias estruturas, como meniscos, ligamentos e principalmente dos músculos. Além disso, o alinhamento do joelho tem grande influência nessa estabilidade e na vulnerabilidade para lesões.

Pesquisas recentes, apontam que cerca de 69% dos brasileiros acima de 18 anos sentem dores na articulação do joelho. Dentre as mulheres, o índice de dor é maior do que nos homens. Enquanto 70,5% do público feminino revela ter dores na região, já 65% dos homens entrevistados disseram sentir desconfortos nesse local. Outro dado interessante é o alto grau de correlação entre a dor no joelho e o elevado índice de massa corporal (IMC) dos entrevistados.

Principais patologias que afetam o joelho:

É o desgaste da cartilagem da patela. Essa síndrome gera dor na parte da frente do joelho, entre a patela e o fêmur, e piora com a prática de exercício físico. Ela afeta principalmente adolescentes e jovens adultos do sexo feminino. Além disso, a doença é multifatorial; ou seja, existem várias causas para seu desenvolvimento. Dentre elas, as que mais afetam o joelho são: desalinhamento durante o movimento, desalinhamento ósseo, pronação excessiva dos pés e a sobrecarga articular.
É a inflamação da região anterior da tíbia (lugar em que o tendão patelar está inserido). Atinge crianças entre os 12 e 15 anos, devido ao estirão de crescimento. Nessa fase, o tendão inflama porque a tensão no tecido aumenta por conta do rápido crescimento ósseo, o que gera dor e inchaço.
A inflamação do tendão patelar é bem comum em quem pratica esporte que envolva saltos e pousos repetidos, aceleração e desaceleração rápidas e chutes, tais como: basquete, vôlei, futebol, tênis, salto em altura e esgrima. Esses esportes demandam movimentos bruscos, que geram muita tração sobre o tendão e impulsionam a inflamação. Os sintomas mais comuns são: dor no corpo do tendão, aumento de espessura, inchaço e dores que melhoram com a diminuição da atividade.
No joelho existem dois meniscos (lateral e medial) – estrutura cartilaginosa posicionada entre o fêmur e a tíbia. Essas estruturas são responsáveis por melhorar o encaixe entre os dois ossos. A lesão do menisco acontece, geralmente, quando o pé está firme no chão e alguma força intensa provoca a rotação do joelho. As dores aparecem na parte da frente da articulação e na lateral do menisco lesado, normalmente com inchaço e dificuldade de flexionar o joelho.
Os ligamentos são tecidos fibrosos que ajudam a estabilizar a articulação do joelho. Nela, existem quatro ligamentos: o cruzado anterior (LCA), o cruzado posterior (LCP), o colateral medial (LCM) e o colateral lateral (LCL). Quando algum desses ligamentos rompe, além da dor e edema, pode-se sentir instabilidade articular.
É o acúmulo de líquido em uma estrutura localizada na parte posterior do joelho. Nos adultos, o cisto causa uma sensação de dor e pressão na região, principalmente durante a prática de atividade física. Alguns estudos mostram que as queixas estão, normalmente, relacionadas às patologias associadas ao cisto (osteoartrite e lesão meniscal, por exemplo).
A osteoartrite, também conhecida como artrose ou osteoartrose, é uma doença degenerativa e progressiva que atinge as articulações. Ela é provocada pelo aumento de atrito na articulação, que leva à destruição da cartilagem e, em fases mais avançadas, à deformidade óssea. A dor é o principal sintoma e geralmente vem acompanhada da redução da mobilidade articular e perda de força.
As bursas são pequenas bolsas cheias de líquido que reduzem o atrito entre os ossos, músculos, tendões ou ligamentos. Existe uma infinidade delas no corpo. O joelho contém várias bursas por conta das inúmeras estruturas próximas. Porém, frequentemente elas inflamam – fator que gera a bursite. Os sintomas são: dor e inchaço, sendo que é comum sentir um pequeno nódulo na região.